As 12 linhas operadas pela Paulotur na Grande Florianópolis foram retomadas pelo estado nesta terça-feira (20) após uma votação do Conselho Estadual de Transportes de Passageiros (CTP). Emergencialmente, o serviço foi entregue às empresas Santo Anjo e Jotur, que já faziam as rotas no Sul do estado e na Grande Florianópolis. O vale-transporte da Paulotur será aceito por até 45 dias por estas duas empresas, segundo o governo do estado.

“Percebemos que a Paulotur perdeu a capacidade técnica e financeira. Com isso, deixou de honrar compromissos trabalhistas, tributários, deixou a frota em desacordo com as exigências de segurança do Deter [Departamento de Transportes e Terminais], o que nos obrigou a instaurar um processo, no qual a procuradoria do estado se manifestou e orientou para que, no caso de não ter condições de prestar o serviço, a empresa perdesse a concessão”, explicou o diretor de transportes do Deter Amarildo Matos de Souza.

A reportagem do G1 não conseguiu contato com a Paulotur até a publicação desta notítica.

 

Cidades afetadas

Com essas linhas, a Paulotur atendia moradores de cidades como Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba, conforme o Deter. Depois da suspensão, o órgão encaminhou uma notificação à empresa sobre a rescisão do contrato de concessão.

“A retirada da concessão se deu para que as pessoas tenham mais segurança e um serviço de qualidade. Nesse período em que as duas empresas assumem as linhas manteremos nossa fiscalização”, disse Amarildo.

A partir de agora, começará o processo de licitação destas linhas, segundo o Deter.

 

 

FONTE G1SC