A empresa Transpiedade Transporte Coletivos passa administrar o transporte público de Itajaí a partir de terça-feira (1). O contrato com a Coletivo Itajaí, que atuava há 53 anos na cidade, foi rompido na segunda-feira (31). Em julho, motoristas e cobradores entraram em greve por nove dias, por atraso nos salários.

Desde janeiro, o município procurava solucionar a questão e chamar outra companhia. A prefeitura caracterizou como 'amigável' a rescisão com a empresa.

Já foram disponibilizados 15 ônibus, mas até o final do mês a frota deve contar com 35 veículos, informou a prefeitura. A tarifa segue a mesma: R$ 4 a inteira e R$ 2 para estudantes. Em breve, o antecipado vai sair por R$ 3,63.

Novos itinerários

Com um menor número de ônibus, a prefeitura informou que a Comissão do Transporte Público redesenha itinerários e horários, mas haverá fiscais e orientações nos terminais. Serão 18 destinos (veja aqui horários e trajetos já disponíveis).

A empresa ainda tem 14 dias para desenvolver o sistema de bilhetagem eletrônica, até lá, o pagamento deve ser feito em dinheiro.

Contrato por 180 dias

A Transpiedade é uma é uma empresa de Campo Largo (PR) e o contrato é de 180 dias, aptos a prorrogação. No período, além de uma nova licitação, a prefeitura vai desenvolver um plano de mobilidade para o município, que além da avaliação do transporte terrestre, fará o marítimo.

Ainda segundo a prefeitura, a nova empresa está 'priorizando' os funcionários da Coletivo Itajaí para trabalhar com ela, em uma seleção para ocupar as funções de motorista e cobrador.

Devolução valores no cartão

Segundo a prefeitura, a Coletivo Itajaí se comprometeu a devolver aos usuários os valores da passagem computados em cartão de transporte, que será invalidado a partir desta quarta-feira (2).

A prefeitura informa que a população deve buscar o escritório da Coletivo Itajaí para informações sobre como ressarcir os valores.

 

 

FONTE G1SC