Foram iniciados nesta segunda-feira (2) os testes de dois carros elétricos na frota de táxi de Curitiba. Os veículos, que tem autonomia de 300 quilômetros a cada carga elétrica, serão testados pelos próprios taxistas e farão parte de um estudo realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) para estudar a viabilidade da implantação.
Segundo a prefeitura, com cerca de uma hora e meia de recarga, o automóvel é capaz de percorrer 300 quilômetros ao custo de R$ 32,00. Com gasolina, o mesmo trajeto seria feito com R$ 110,00. Os carros disponibilizados pela prefeitura de Curitiba estão em desenvolvimento através de parcerias com empresas e a Universidade Federal do Paraná(UFPR).
Além da economia, a administração municipal cita ainda como motivadora a preocupação ambiental, através do uso de energia limpa.
Os novos carros serão testados em sistema de rodízio ao longo dos próximos três meses pelas sete centrais de rádio-táxi da cidade, para que se avalie a viabilidade econômica e benefício ambiental da iniciativa. As duas primeiras centrais a receberem os veículos foram a Lig Táxi e Sereia.
Fonte: ELETROPAR (NOTÍCAS/SAIU NA IMPRENSA/TECNOLOGIA).
Publicado: Ter, 03 de Março de 2015 10:20.