A mobilização do Norte do Paraná intitulada "BR-369 Duplicação Já" é oficial. Na última semana, uma audiência pública reuniu em Cornélio Procópio representantes da sociedade civil e autoridades da região para a elaboração de um documento com as justificativas para a reivindicação, que pede a construção de uma segunda pista no trecho Jataizinho-Ourinhos (SP). O movimento conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação. Assinado por diretores da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio (SRRCP) e das associações de municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e do Norte do Paraná (Amunop), o documento foi entregue aos deputados Alex Canziani (PTB) e Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que assumiram a responsabilidade de levá-lo aos governos federal e estadual. 

Segundo o presidente da Rural, Jair Machado, é preciso acabar com o grande número de acidentes que vem ocorrendo no trecho de 125 quilômetros da rodovia, "construído na década de l950 e que não teve o seu traçado alterado ou melhorado nesse período". "O número de acidentes é muito grande. Pessoas estão morrendo ou ficando feridas gravemente sem que as autoridades tomem uma providência. Além dos acidentes, temos que garantir com segurança o transporte da safra agrícola na região, que atualmente supera os dois milhões de toneladas de grãos e produtos hortifruti, além do transporte escolar, de passageiros e motociclistas que utilizam a rodovia", afirmou. 

Representantes de associações de moradores, comunidades rurais, sindicatos de várias categorias e de municípios da mesorregião do Norte Pioneiro também aprovaram o documento apresentado pelo diretor jurídico da Sociedade Rural, Oswaldo Trevisan. 

Segundo Machado, as entidades envolvidas no movimento deverão aguardar cerca de um mês para que o documento seja avaliado pelos governos e que apresentem uma resposta às reivindicações aprovadas na audiência. "Após este período, o movimento deve definir uma pauta intensa de mobilização, envolvendo todos os municípios que margeiam a rodovia e nossos parceiros nessa luta." 

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD) e o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Sgarioni participaram da audiência pública realizada em Cornélio Procópio. Solidário com o movimento, Kireeff afirmou que a duplicação é fundamental para o desenvolvimento de todo o Norte do Estado. "Vamos nos empenhar para, juntamente com a sociedade civil organizada, cobrar medidas rápidas por parte do governo do Estado e da concessionária que explora o trecho." 

O presidente da SRP, Moacir Sgarioni, destacou que, além dos graves acidentes, a rodovia tem prejudicado o escoamento da safra agrícola de todo o Norte Novo e Pioneiro. "O agronegócio tem feito a sua parte. Produzimos e contribuímos para o equilíbrio financeiro e social do nosso Estado e do nosso País. Não é justo que sejamos prejudicados por uma política totalmente irresponsável. A duplicação tem de ser iniciada imediatamente", cobrou. 

Durante a audiência pública, foi apresentado um documentário sobre o trecho de 125 quilômetros da rodovia Melo Peixoto e que liga os dois pedágios da BR-369, com números de ocorrências no trecho. E, conforme as estatísticas do Ministério da Justiça, Departamento de Polícia Rodoviária da 7ª Superintendência da Policia Federal, os postos de atendimento de Ibiporã e Cornélio Procópio registraram de 2010 a 2014, 1.892 acidentes, com 1.462 pessoas feridas e 98 mortes. 

ALEP QUER OUVIR MOVIMENTO
Requerimento aprovado anteontem pela Assembleia Legislativa convida os representantes da comissão do movimento "BR-369 Duplicação Já" para participar do grande expediente da sessão da próxima segunda-feira. Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli, o requerimento foi aprovado por unanimidade e a presença dos lideres do movimento na sessão ordinária será fundamental para fortalecer a campanha deflagrada em Cornélio Procópio. Além dos representantes da Sociedade Rural e dos parceiros, o convite é extensivo aos prefeitos da mesorregião do Norte Pioneiro. 

Duplicar as rodovias da região é uma das prioridades apontadas na segunda edição do EncontrosFolha, realizada em setembro do ano passado, e que discutiu o tema "Infraestrutura e logística: vencendo os gargalos do Norte do Paraná". A medida é considerada fundamental para melhorar o escoamento da produção local, compensando em parte a distância do Porto de Paranaguá.