Os ônibus da empresa Paulotur não estão circulando pela Grande Florianópolis nesta segunda-feira (13). Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), os veículos da empresa não sairão do Terminal Rita Maria, em Florianópolis, nesta madrugada por greve de motoristas e cobradores.

Conforme o diretor da empresa Paulotur, a frota conta com 50 ônibus e realiza o trajeto Garopaba,Paulo Lopes e Palhoça.

A categoria reivindica atraso no pagamento dos salários, das férias, do tíquete alimentação e também pendências com relação ao fundo de garantia (FGTS).

"O transporte intermunicipal tem o valor muito acima do urbano. Mesmo assim, a empresa descumpre o adicional noturno, o anuênio, o pagamento de horas extras, coisas que não têm como justificar com a arrecadação maior", diz o diretor do Sintraturb, Deonísio Linder.

A empresa reconheceu que existem de fato pendências com relação ao FGTS, mas que elas já estão sendo corrigidas junto ao Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal. Entretanto, alegou que fez o repasse do reajuste salarial e do vale-alimentação de 2015.

Conforme Deonísio, há 15 dias foi decidida a paralisação com os trabalhadores e avisada à empresa.

Na noite de domingo (12), sindicato e trabalhadores organizaram o movimento, que paralisou os ônibus às 4h30 desta segunda. Funcionários estão concentrados na Enseada do Brito, em Palhoça.