A partir do dia 06 de agosto entra em vigor o novo sistema de bilhetagem eletrônica para as linhas de ônibus metropolitanas integradas que servem Curitiba e as cidades vizinhas.

Em substituição aos transitórios Vales Transporte de Papel, entrará em vigor o novo Cartão Metrocard. A comercialização dos Vales de Papel será feita somente até o dia 05 de agosto. Estes Vales, porém, continuarão sendo aceitos nos ônibus, estações tubo e terminais metropolitanos, normalmente, até o dia 31 de dezembro de 2015.

É importante lembrar que a partir de 06 de agosto não serão mais aceitos os cartões da URBS nos ônibus, estações tubos e terminais metropolitanos, com exceção dos passageiros isentos de pagamento de tarifa.

 Atenção para os procedimentos necessários para adesão ao novo sistema de bilhetagem eletrônica:

EMPRESAS QUE COMPRAM VALE-TRANSPORTE PARA OS FUNCIONÁRIOS:

As empresas que possuem funcionários que utilizam as linhas metropolitanas integradas de Curitiba e municípios vizinhos, já podem cadastrar seus funcionários no novo sistema de bilhetagem eletrônica através do site da Metrocard: http://www.cartaometrocard.com.br/

Após o preenchimento do cadastro, a Metrocard vai imprimir os Cartões Transporte e comunicar as empresas para a retirada. Lembrando que a emissão da primeira via do Cartão Transporte Metrocard será gratuita.

Os Vales Transporte referentes ao mês de agosto, adquiridos até o dia 05 de agosto, ainda serão disponibilizados em forma de Vales de Papel.

USUÁRIOS COMUNS – PESSOAS FÍSICAS

A partir do dia 06 de agosto não haverá mais comercialização dos Vales de Papel . Os passageiros comuns (pessoa física), a partir desta data deverão providenciar seu cadastramento nos terminais metropolitanos ou na sede da Metrocard, para emissão do Cartão Comum Metrocard.

Atenção: A emissão da primeira via do Cartão Metrocard é gratuita, mas será necessária uma carga mínima de 01 (uma) passagem (R$ 3,30) no momento da aquisição. Para a emissão do cartão eletrônico, o passageiro deve levar cópia  RG, CPF e comprovante de residência. O cartão pode ser recarregado quantas vezes o passageiro quiser.

Os locais são:

– Metrocard: Rua Benjamin Constant, 148 – Centro – Curitiba

– Terminal de Fazenda Rio Grande

– Terminal de Campo Largo

– Terminal Maracanã, em Colombo

– Terminal de Pinhais

– Terminal Centro e Central VEM, em São José dos Pinhais

PASSAGEIROS ISENTOS (Idosos, portadores de deficiência, funcionários das empresas de ônibus da RIT – Rede Integrada de Transporte)

Exclusivamente no caso de passageiros que têm por lei garantido o direito à isenção tarifária, o Cartão da URBS continuará sendo aceito nas linhas metropolitanas integradas, porém somente até o dia 30 de outubro de 2015.

Atenção: estes passageiros devem se cadastrar no novo sistema de bilhetagem eletrônica a partir do dia 22 de agosto na sede da Metrocard ou nos terminais metropolitanos. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço. No caso dos portadores de deficiência, é necessário também apresentar laudo médico da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a Avaliação Sócio Econômica emitida pelo Serviço de Assistência Social do Município de residência.

Os locais para o cadastramento de idosos, portadores de deficiência e funcionários dos transportes da capital são os mesmos onde a Metrocard fornece os cartões para os demais passageiros:

– Metrocard: Rua Benjamin Constant, 148 – Centro – Curitiba

– Terminal de Fazenda Rio Grande

– Terminal de Campo Largo

– Terminal Maracanã, em Colombo

– Terminal de Pinhais

– Terminal de Central e Terminal Central VEM, em São José dos Pinhais