Motoristas e cobradores da empresa Glória, responsável por 66% da frota de transporte público deBlumenau, paralisaram atividades nesta sexta-feira (7). Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb), a decisão foi tomada por falta de pagamento do salário.
"Ontem [quinta] foi dia de pagamento. Alguns funcionários da empresa receberam 50% do salário, outros nada. No mês passado foi a mesma coisa. Nós já tinhamos avisado as autoridades que o serviço seria interrompido, como foi em julho, se o pagamento não fosse feito", explica Marciano Regis, representante do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol).
O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) afirmou por meio da assessoria de imprensa que não foi notificado da paralisação. Como medida, alguns ônibus das demais duas empresas que atendem o transporte público da cidade foram deslocados para realizar as linhas principais da Glória.
Ainda conforme o Seterb, o corredor de ônibus foi liberado para o trânsito de veículos nesta sexta.
O Sindetranscol afirma que voltará aos trabalhos assim que o pagamento for feito. Os ônibus não saíram das garagens - as linhas deveriam iniciar às 3h30. A empresa não negociou com o sindicato até as 8h desta sexta.