Motoristas e cobradores não saíram das garagens da empresa Glória.
Segundo sindicato, maior parte dos funcionários recebeu 50% dos salários.

Os ônibus da empresa Glória, responsável por 66% da frota de transporte público de Blumenau, não saíram das garagens desde às 4h desta quarta-feira (9). Motoristas e cobradores pararam as atividades por falta de pagamento. Este é o terceiro mês que eles fazem este tipo de manifestação por causa dos salários atrasados. O mesmo movimento ocorreu em julho e agosto.

Às 6h30, cerca de 400 pessoas estavam paradas nas duas garagens da empresa, que ficam nos bairros Itoupava e Garcia. Às 7h deve ser realizada uma assembleia de trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sindetranscol, Ari Germer, maior parte dos trabalhadores recebeu menos da metade dos salários de setembro. "Ele deveria ter sido depositado às 14h de ontem [terça], mas não entrou nem 50%. Só o tráfego e lavação receberam integral. O restante, eles querem pagar em oito vezes", explica.

Germer explica que, em agosto, os trabalhadores já haviam anunciado nova paralisação, caso os pagamentos atrasassem novamente. Até a publicação desta notícia, o G1 não havia conseguido contato com a empresa Glória.

Os corredores de ônibus estão liberados para o tráfego de veículos.

Outras empresas fazem algumas linhas
 

De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb), algumas linhas operadas pela Glória estão sendo feitas por outras duas empresas, mas não é possível garantir os mesmos horários.

 

Os trechos que estão sendo feitos são os seguintes:
 

Linha 300 - Interbairros
Linha 32 - sai do Terminal da Velha e segue até a Proeb
Linha Troncal 10 - sai do Terminal Garcia, passa pelo Terminal Fonte e segue até o terminal Aterro
Linha Troncal 11 - Terminal Aterro até o Terminal da Fonte
Linha Troncal 12 - faz horários alternados - Terminal Fonte, Proerb e Aterro
Linha 17 - sai Terminal Fonte até o Terminal Fortaleza