Os ônibus da empresa Nossa Senhora da Glória não circulam em Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta segunda-feira (9). A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) no domingo (8).

Cerca de 200 trabalhadores estão concentrados em frente à empresa no bairro Itoupava Norte, onde às 7h farão uma assembleia para decidir os rumos do movimento. "Vamos definir se haverá um manifesto ou uma caminhada. São 850 funcionários, que atuam em turnos diferentes, afetados pelo atraso de salários" diz o presidente do Sindetranscol Ari Gernet.

A empresa é responsável por 66% da frota de transporte público de Blumenau. De acordo com o sindicato, o pagamento dos trabalhadores não foi efetuado até a data prevista no ACT 2014/15, que era 7 de novembro, até as 14h. Segundo o sindicato cerca de 110 mil pessoas usam o transporte coletivo em Blumenau.

Este é o quarto mês que motoristas e cobradores fazem este tipo de manifestação por causa dos salários atrasados. O mesmo movimento ocorreu em julho, agosto e setembro.

A empresa Nossa Senhora da Glória foi procurada pela reportagem do G1, mas até o fechamento desta matéria não deu uma posição sobre o caso.

 

Intervenção da Prefeitura
 

A Prefeitura de Blumenau, por meio de decreto, fez uma intervenção no Consórcio Siga, responsável pela operação do transporte coletivo na cidade, e na empresa Nossa Senhora da Glória.

O decreto, publicado neste domingo (8), significa que a administração municipal passa a fazer a gestão do consórcio e da empresa. Segundo a Secretaria de Comunicação Social de Blumenau, o objetivo é verificar a atualsituação das duas instituições e buscar falhas ou irregularidades.

Com isso, a prefeitura espera normatizar a gestão. A ideia é evitar que a situação se agrave e a saída seja a extinção do contrato com o consórcio, pois uma nova contratação demandaria tempo e o serviço poderia ser prejudicado nesse período.

Válido por 90 dias, o decreto número 10.774/2015 pode ser prorrogado pelo mesmo tempo. Duas pessoas já foram nomeadas como interventores, uma para o consórcio e outra para a empresa.