Despachantes suspeitos de esquema tiveram credenciais suspensas.
Reportagem denunciou fraudes em vistorias feitas no Departamento.

Um relatório a que o RBS Notícias teve acesso mostra como deve seguir a investigação policial que pode punir os responsáveis pelas fraudes nas vistorias feitas no Departamento Estadual do Trânsito (Detran) de Santa Catarina. O esquema produziu vítimas por todo o estado.

O relatório mostra os primeiros passos do processo administrativo instaurado pelo Detran para apurar as fraudes denunciadas pela RBS TV. Uma das medidas foi o depoimento tomado pela corregedoria do órgão de trânsito, em que o funcionário envolvido no esquema em Florianópolis confessou a participação.

Ele disse que facilitou a transferência sem a realização da vistoria. Ele é policial militar da reserva e trabalha há 20 anos como vistoriador do Detran. O funcionário foi afastado após as denúncias.

O documento também mostra que os despachantes que podem estar envolvidos no esquema tiveram as credenciais suspensas e não podem atuar até uma nova determinação do Detran.

Após seis meses de investigações, reportagens do RBS Notícias mostraram que carros sem a mínima condição de rodar e com suspeitas de adulteração eram aprovados em vistorias de várias cidades do estado. Tudo através de um esquema que envolve despachantes e funcionários do órgão de trânsito.

Outra vítima
Outro homem prejudicado por essa fraude conversou com a equipe da RBS TV nesta quinta. Ele comprou um carro anunciado no jornal.

"Depois fui fazer um trâmite normal, que é levar no Detran, fazer a vistoria para transferir para o meu nome, até então tudo ok. Um determinado dia estava num bar onde eu moro, chegou a Polícia Civil".

O carro, na verdade, era roubado e teve os números do chassi e do motor adulterados. Isso já faz 10 anos. Além de perder o carro, o homem também perdeu o sossego. Ainda luta para tirar o veículo do próprio nome. O site do Detran ainda mostra que o carro está em circulação e a dívida com licenciamento só aumenta.

"Já fui notificado pelo Estado que eu tenho este débito a pagar. Só que até hoje eu não paguei porque realmente não tem como eu pagar uma coisa que não existe, né?. É revoltante porque a vistoria serve para isso, para te dar garantia que o carro é um carro ok, não tem nenhuma adulteração, não tem problema nenhum".