Durante a temporada de verão, Florianópolis recebe mais de 500 ônibus e vans de turismo por dia e não há nenhum esquema de controle para entrar ou circular pela Ilha. Porém, nesta temporada, a prefeitura promete colocar em prática bolsões de estacionamento na região central e no Norte da Ilha, como mostrou o Jornal do Almoço desta quinta-feira (10).
Um dos bolsões já está em funcionamento, no Centro, com capazidade para 100 ônibys. Outros dois deverão ser instalados ainda neste mês no Norte da Ilha. "Já estamos em fase final de negociação em Jurerê e Canasvieiras. Dois bolsões para estacionamento de ônibus de turismo", disse o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri.
No Centro, a prefeitura já disponibilizava a plataforma cinco do Terminal Cidade de Florianópolispara embarque e desembarque de passageiros desses veículos. A ideia agora é um lugar onde os veículos possam parar. A falta de lugares para parar é criticada por motoristas, como mostrou a reportagem.
"Conseguimos através de contrato com a empresa que explora os bolsões de estacionamento na área central para que o Centro Sul tenha uma parte do estacionamento destinada aos ônibus. O ônibus vem na plataforma cinco do Terminal Cidade de Florianópolis, faz o embarque e desembarque, desloca o ônibus até o bolsão de estacionamento. Quando os turistas forem sair, ele retorna, faz o embarque e se retira", explicou o secretário.
Os custos do estacionamento ficarão por conta do usuário, disse Cofferri. A administração no Norte da Ilha será feita pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), tanto no caso de Jurerê como de Canasvieiras