Os terminais de ônibus e os "amarelinhos", serviço executivo de transporte público de Florianópolis, terão internet de graça aos usuários a partir de maio, informou a Secretaria de Mobilidade Urbana nesta terça-feira (2). O serviço será liberado com sistema de wi-fi.

A prefeitura diz que o Consórcio Fênix, responsável por operar o transporte público da capital, vai investir R$ 35 milhões. A Secretaria ainda esclareceu que o valor estava previsto em edital, e não será autorizada o aumento da passagem pelos benefícios.

Será construído no bairro de Capoeiras uma sede do Sistema de Apoio à Operação (SAO), em terreno doado pela prefeitura. Em 20 anos, quando um nova concessão deve ser feita, o consórcio precisa devolver ao município a estrutura.

Gerenciamento de rotas e aviso sonoro
Por meio de aplicativos, o passageiro poderá saber onde está o ônibus e em quanto tempo ele levará para chega ao ponto. A mesma tecnologia estará disponível nos terminais, por meio de painéis.

Outra melhoria será o aviso sonoro quanto aos pontos de parada, que ajudará principalmente aos usuários com deficiência visual.

A Secretaria ainda diz que com a tecnologia será capaz de gerenciar em tempo real as rotas, com substituição imediata de veículos em caso de superlotação ou problema mecânico.