Após receber uma série de reclamações sobre o transporte público de Blumenau, no Vale do Itajaí, a 15ª Promotoria de Justiça do município solicitou à prefeitura e à Viação Piracicabana, empresa que opera os ônibus, informações sobre a situação do sistema. Ambas têm até cinco dias úteis após o recebimento para responder aos questionamentos.

As reclamações dos usuários incluem temas como pontualidade, manutenção e limpeza dos ônibus. A Viação Piracicabana opera de forma emergencial o transporte público em Blumenau desde 31 de janeiro, depois de a prefeitura romper contrato com o Consórcio Siga.

A Viação Piracicabana afirmou que recebeu a solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na terça (16) e que já elabora a resposta. Esta deve ser entregue na próxima semana.

Em relação às reclamações, a empresa disse que realiza neste mês uma força-tarefa, com três equipes terceirizadas para fazer a manutenção dos ônibus e outra para a limpeza, além dos próprios funcionários da Piracicabana.

Essa mão de obra extra deve ficar até o final do mês, quando os trabalhos nos veículos devem ficar prontos. Os ônibus ficaram parados no ano passado, por isso necessitavam da manutenção, afirmou a empresa.

O G1 também entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.