A Prefeitura de Florianópolis deu mais detalhes, nesta quarta (2), sobre o funcionamento da central de controle de trânsito, que será instalada na capital. Novos equipamentos permitirão a gestão do fluxo a partir de planos de tráfego de acordo com as peculiaridades do município, informou a prefeitura.
No verão, por exemplo, em dias de calor, os semáforos poderão ser sincronizados para facilitar o fluxo em direção às praias. Nos dias de chuva, o fluxo pode ser facilitado em direção aos shoppings.
Segundo o diretor de operações de trânsito, Leandro Marques, as mudanças no trânsito estão em andamento há 18 meses. Em 60 dias, a expectativa é trocar equipamentos de controle de tráfego. O sistema em funcionamento foi projetado para uma cidade de 300 mil habitantes, mas Florianópolis já são quase 500 mil.
“Atualmente, os equipamentos não fornecem informações sobre problemas de manutenção, por exemplo. Com o novo sistema, vamos ganhar tempo com a solução de problemas de rotina e autonomia para controlar o fluxo, monitorar o número de veículos no tráfego e fazer alterações em tempo real”, disse Marques.
Segundo o diretor de operações de trânsito, já utilizam um sistema semelhante capitais como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Instalação
Desde janeiro, estão sendo instalados 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O investimento com os novos equipamento chega a R$ 5,5 milhões. Com o novo sistema, softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.
A central de monitoramento ficará em uma sala no Centro da cidade, onde seis telas em LED irão funcionar como “telas de computador”, das 134 “CPU's” espalhadas pela cidade.
Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessária.
Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.