Como solução para a redução do consumo de combustível em Veículos Urbanos de Carga – VUC, alunos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI desenvolveram um projeto inovador com sistema regenerativo de energia. Quando o motorista acionar o freio, um disco de inércia (instalado em paralelo ao sistema de transmissão) armazena a energia que é liberada ao iniciar novamente o movimento do veículo. Este armazenamento permite que o veículo dê partida sem a utilização do convencional motor a combustão, gerando uma economia do consumo de combustível de até 8%.

 

A solução foi desenvolvida para os VUCs, por serem veículos urbanos que não utilizam rodovias e a todo o momento fazem paradas obrigatórias nos semáforos. O diferencial do projeto é ser totalmente mecânico, ou seja, sem a utilização da bateria.

 

Além deste, outros seis trabalhos serão expostos na 54ª Expo MecAut, no dia 11 de dezembro, no Campus São Bernardo do Campo da FEI. Os projetos fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos alunos de Engenharia Mecânica, sob orientação dos docentes, e oferecem soluções aplicadas ao dia a dia e também em processos produtivos.

 

Outro destaque também inovador é um caminhão com um sistema de elevação automatizado, que transporta o motorista cadeirante ao interior do veículo, com 100% de autonomia, proporcionando maior praticidade, ergonomia e segurança. Acionado por um controle remoto, o sistema funciona com quatro motores elétricos, que permitem a entrada do condutor com a cadeira de rodas, erguendo-o até a altura da porta, de abertura automática. O comando da operação fica por conta de um volante desenvolvido para esse público, que tem até o comando de freio.

 

Entre os demais projetos, encontra-se um novo conceito de motor invertido, 0,9L, um cilindro e dois pistões contrapostos para veículos automotivos. O novo layout de motor invertido permite maior eficiência térmica, redução de atrito entre os componentes (pistão, anéis e camisa), aumento de rendimento mecânico e redução das vibrações, diminuindo a necessidade de balanceamento. Além disso, o sistema tem um balancim responsável por multiplicar o torque do veículo, deixando-o mais potente.

 

Abaixo os trabalhos que estarão expostos, sendo a grande maioria com representação física, maquetes, modelos em escala reduzidas e protótipos, na 54ª Expo MecAut.

 

-Vuckers – sistema regenerativo de energia para veículos urbanos de carga (VUC), totalmente mecânico, acionado por disco de inércia, gerando economia de combustível;

 

-Stork – caminhão cegonha de porte médio com capacidade para transportar até seis veículos, atendendo à demanda de transporte de veículos entre concessionárias;

 

-DAHC – caminhão adaptado para condutores com deficiência física, que reúne sistema de elevação de cadeirantes e comando de operação no volante;

 

-Kansei – sistema para variação da inércia do volante do motor, com o objetivo de melhoria de aceleração/retomada de velocidade, redução no consumo de combustível e segurança na condução do veículo;

 

-Rexxob –sistema de motor invertido e tamanho reduzido, que diminui a vibração e tem maior rendimento mecânico;

 

-Zipp – veículo compacto em modelo “hatch” capaz de aumentar o volume do porta-malas;

 

-Ibex –Veículo UTV “Utility Task Vehicle”, com capacidade para até dois ocupantes, destinado para lazer, competições e atividades rurais, com proposta na versatilidade e robustez.

 

Fonte: Blog do Caminhoneiro (Blog da FEI) reportagem de 05/12/2014.